AS 20 MELHORES FACULDADES DE ARQUITETURA DO MUNDO!

De acordo com o QS World University Ranking by Subjects, que avalia as melhores faculdades no mundo por curso, algumas faculdades de arquitetura ganharam destaque. Os critérios que eles usaram foi: reputação acadêmica, empregabilidade, citações em publicações científicas, produtividade e pesquisa.

Aqui, apresentarei as 20 melhores faculdades de arquitetura no mundo, divididas por país:


ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Querendo ir para os Estados Unidos para estudar Arquitetura? Lá, você encontrará algumas das Universidades que ficaram no topo desta pesquisa:

1º. Massachusetts Institute of Technology (MIT)
O MIT foi a Universidade mais bem avaliada. Em todos os critérios teve notas próximas de 100.
O processo de seleção é baseado em boas cartas de recomendação e cartas de motivação. O candidato deve apresentar boas notas escolares e ter realizado o TOEFL, normalmente com nota maior ou igual a 100.
Outras faculdades também ganharam destaque na pesquisa, confira:

5º. University of California, Berkeley (UCB)
6º. Harvard University
13º. Columbia University
15º. University of California, Los Angeles (UCLA)
19º. Georgia Institute of Technology (empatada com The Hong Kong Polytechnic University)

O mais importante para conseguir o visto de estudante norte-americano é a comprovação de renda. Fique atento!


REINO UNIDO




A Inglaterra tem sido um dos principais destinos para estudantes do mundo todo. Tanto para quem quer aprender inglês ou ganhar fluência, como para quem quer fazer uma faculdade. As faculdades Inglesas são tão reconhecidas quanto as norte-americanas, olhe só:

2º. University College London (UCL)
A UCL ficou muito bem avaliada em todos os critérios da pesquisa. Ela é a 2ª do Ranking internacional. Possui uma excelente avaliação no acolhimento de estudantes internacionais. Vale a pena pesquisar um pouco mais sobre ela.

Diferentemente das aplicações às faculdades nos EUA, no Reino Unido, o processo seletivo ocorre por meio do site UCAS, independentemente da faculdade que você pretende prestar. Terá que redigir uma boa carta de apresentação e de carta de recomendação de um professor. O candidato deve ter um bom histórico escolar e normalmente deve possuir o IELTS com boas notas. Muitos alunos brasileiros que já sabem que irão estudar fora fazem o International Foundation , facilitando o acesso a diversos cursos de graduação no Reino Unido. Procure o International Foundation da universidade que você pretende estudar.

7º. Manchester School of Architecture
8º. University of Cambridge



HOLANDA


3º. Delft University of Technology
A Delf University é uma universidade que só tem melhorado a sua avaliação ao longo dos anos, ela é a 3ª do ranking e se destaca pelo acolhimento internacional aos alunos. O seu processo seletivo ocorre pelo site da universidade DELFT e serão necessárias duas cartas de recomendação, carta de motivação, um certificado de proficiência em inglês, que pode ser o IELTS, o TOEFL ou o Cambridge
Normalmente, eles aceitam apenas alunos que já fizeram algumas disciplinas básicas de arquitetura no país de origem.


SUÍÇA

4º. Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich)
A ETH, que ficou em 7º lugar no ranking de arquitetura, foi avaliada em primeiro lugar para o ranking de ciências da naturais. A candidatura ocorre por meio do site da própria faculdade ETH. A diferença para as demais faculdades internacionais JÁ MENCIONADAS é que eles podem solicitar que o candidato passe por um exame de acesso, ALÉM DOS DEMAIS DOCUMENTOS. Eles aceitam alguns certificados de proficiência, do suíço realizado pelo TestDaF Institut, do alemão, realizado pelo Goethe Institut. 
A maior parte das disciplinas são ministradas em alemão, assim, indico que o alemão seja seu foco de estudo.

17º. Ecole Polytechnique Federale de Lausanne


ITÁLIA

9º. Politecnico di Milano
Na avaliação QS, o Politecnico di Milano ficou muito bem pontuado em sua empregabilidade. A faculdade de arquitetura nasceu dentro de um conceito unificado com a engenharia e hoje, tem sua grade curricular adaptada aos padrões Europeus. Os processos de seleção de candidatos ocorre  de maneira diferenciada para aqueles que são cidadãos ou não da União Européia. Ter dupla cidadania pode ajudar. Os estudantes que se formaram no antigo ensino fundamental com 8 anos, precisam passar por programas preparatórios específicos (que são oferecidos pela Universidade). Para os demais estudantes é necessário obter o CLIQ (Certificazione Lingua Italiana di Qualità), nível C1 ou C2.


SINGAPURA


10º. National University of Singapore (NUS)
A NUS, muito parecida com a universidade da China, ficou na 9ª colocação, e solicita, além dos documentos normais, entrevista e/ou teste de acesso. Exames de proficiência tais como TOEFL e IELTS também são solicitados. Apesar de Singapura não ser o destino mais procurado por Brasileiros, vale a pena conferir essa Universidade que possui 17 faculdades e excelente avaliação! Para quem não é residente de Singapura, poderá passar por um exame de proficiência chamado MTL (Mother Tongue Language). Todos os candidatos passam pelo SAT (Subject Tests Requirements).



CHINA


11º. Tsinghua University
A Tsinghua, que ficou em 8º lugar no ranking para o curso de arquitetura, é considerada a melhor da China e foi eleita a melhor universidade dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Além dos documentos normalmente solicitados, como carta de recomendação, passaporte, histórico escolar, eles exigem o exame de chinês HSK 6, um exame de admissão e uma entrevista.
Mais informações podem ser encontradas no site da Tsinghua.

18º. Tongji University


HONG KONG

12º. The University of Hong Kong (HKU)
A Universidade de Hong Kong ficou muitíssimo bem avaliada em critérios como acolhimento de estrangeiros, reputação, empregabilidade. Porém, por não ser tão tradicional quanto ao número de publicações, a Universidade ficou em 11º lugar. A Universidade de Hong Kong e a segunda do ranking asiático. As admissões que ocorrem em julho normalmente, são compostas por toda a documentação, SAT (Subject Testes Requirement) e pela apresentação da proficiência em inglês (aceitam o TOEFL, IELTS e Cambridge).

19º. The Hong Kong Polytechnic University (empatada com Georgia Institute of Technology)


JAPÃO

14º. The University of Tokyo
Muito reconhecida por sua reputação acadêmica e pela alta empregabilidade após formatura, a Universidade de Tokyo não é das mais bem avaliadas no critério de acolhimento internacional, de acordo com a pesquisa QS. Os cursos mais tradicionais ocorrem em japonês, mas a Universidade possui programas especiais para estrangeiros em língua inglesa. Para os fluentes em japonês, deverão apresentar, além dos documentos normais, proficiência EJU ou JLPJ (mais comum para estrangeiros).


AUSTRÁLIA

16º. The University of Sydney
A University of Sydney, foi muito bem avaliada em quase todos os quesitos pelo QS e destaca-se pelo acolhimento internacional. De ótima reputação internacional, a Universidade possui alta nota no quesito empregabilidade. Como parte do processo de admissão, além das documentações, é exigida proficiência em inglês. São aceitos os exames TOEFL IBT, TOEFL PB, IELTS e Cambridge (CAE e CPE). A Universidade pode exigir que seja cursado pelo candidato um programa preparatório de 18 meses ou mais, pois o ensino médio brasileiro não está na lista de reconhecidos pela Universidade. O processo é facilitado caso o aluno já tenha pelo menos um ano de faculdade no Brasil.

21º. The University of Melbourne


GOSTOU? Se está pensando em estudar fora e não sabe por onde começar, ter boas notas sempre faz a diferença!

Precisando de ajuda para se candidatar? Eu posso te ajudar! Entre em contato comigo, me procure no face:
https://www.facebook.com/queroaulaparticular/


A faculdade que você procura não foi citada? Veja como ela está no ranking internacional: https://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2018/architecture

Quer contribuir com informações? Deixe o seu comentário!

Imagens retiradas do google (salvo as três primeiras, que foram adquiridas em banco de imagens).

Comments

Popular posts from this blog

Museu de Aeronáutica no Ibirapuera

QUAL A MELHOR FACULDADE DE ARQUITETURA NO MEU ESTADO?