Museus de Aeronáutica no Brasil

A iniciativa da construção do primeiro Museu de Aeronáutica do Brasil tem indícios na década de 1930, juntamente com as transformações na política brasileira e o particular investimento na Aeronáutica durante a era Vargas. Dentre revoluções e conturbadas alterações na forma de governo, o investimento na aeronáutica esteve voltado para as escolas de formação. Assim, a concretização de um museu aeroespacial apenas foi conquistada na década 70 com a adaptação de dois andares do atual prédio da OCA, projeto de Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Na mesma década, o MUSAL - Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, estava sendo idealizado. Em 1973, ele é fundado sem possuir um local, e em 1976, assume o prédio e as instalações da Escola de Aeronáutica, que fora transferida para Pirassununga. Na mesma década, em 74, morando fora do país, Oscar Niemeyer publica na revista L’Architecture d’Aujourd’hui seus estudos para o Projeto do Museu da Terra, do Mar e do Cosmos, nunca realizado, previsto para a área do Setor Cultural Norte de Brasília, espaço ainda vazio do tombado Plano Diretor de Lúcio Costa. Na década de 90, fase de reestruturação da aviação comercial, é inaugurado o Museu da Varig, em Porto Alegre.

Enquanto, em 2000, o Museu da Aeronáutica estava sendo fechado na OCA e seu acervo transferido para a Associação Santos Dumont, já havia a intenção da abertura do Museu Asas de Um Sonho, da TAM. Este último ficou por muitos anos no papel, em 2004, abre o Memorial Aeroespacial Brasileiro, do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Enquanto isso, o Museu da TAM, somente é aberto ao público em 2006 e no ano seguinte, fecha o Museu da Varig.

Em todos os casos, tanto a caixa externa, o edifício, como a forma expositiva expressam seus diferentes momentos históricos. Contudo, nem o MUSAL, nem o Museu da TAM, foram edifícios construídos para a finalidade que possuem, mas sim tiveram seus projetos originais transmutados para a legitimação dos objetos expostos. De 2010 a 2015, estudam-se formas de abrigar inúmeros objetos aeronáuticos que contam a história do Brasil e da Humanidade de maneira coerente, técnica e legítima. Visto que o MUSAL se encontra no limite físico e o acervo do Museu da Varig ainda não possui destino certo.

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