Museus de Aeronáutica no Brasil
A iniciativa da construção do primeiro Museu de
Aeronáutica do Brasil tem indícios na década de 1930, juntamente com as
transformações na política brasileira e o particular investimento na
Aeronáutica durante a era Vargas. Dentre revoluções e conturbadas alterações na
forma de governo, o investimento na aeronáutica esteve voltado para as escolas
de formação. Assim, a concretização de um museu aeroespacial apenas foi
conquistada na década 70 com a adaptação de dois andares do atual prédio da
OCA, projeto de Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Na mesma
década, o MUSAL - Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, Rio de
Janeiro, estava sendo idealizado. Em 1973, ele é fundado sem possuir um local,
e em 1976, assume o prédio e as instalações da Escola de Aeronáutica, que fora
transferida para Pirassununga. Na mesma década, em 74, morando fora do país,
Oscar Niemeyer publica na revista L’Architecture
d’Aujourd’hui seus estudos para o Projeto do Museu da Terra, do Mar e do
Cosmos, nunca realizado, previsto para a área do Setor Cultural Norte de
Brasília, espaço ainda vazio do tombado Plano Diretor de Lúcio Costa. Na década
de 90, fase de reestruturação da aviação comercial, é inaugurado o Museu da
Varig, em Porto Alegre.
Enquanto, em 2000, o Museu da Aeronáutica estava sendo fechado na OCA e seu acervo transferido para a Associação Santos Dumont, já havia a intenção da abertura do Museu Asas de Um Sonho, da TAM. Este último ficou por muitos anos no papel, em 2004, abre o Memorial Aeroespacial Brasileiro, do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Enquanto isso, o Museu da TAM, somente é aberto ao público em 2006 e no ano seguinte, fecha o Museu da Varig.
Enquanto, em 2000, o Museu da Aeronáutica estava sendo fechado na OCA e seu acervo transferido para a Associação Santos Dumont, já havia a intenção da abertura do Museu Asas de Um Sonho, da TAM. Este último ficou por muitos anos no papel, em 2004, abre o Memorial Aeroespacial Brasileiro, do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Enquanto isso, o Museu da TAM, somente é aberto ao público em 2006 e no ano seguinte, fecha o Museu da Varig.
Em todos os casos, tanto a caixa externa, o
edifício, como a forma expositiva expressam seus diferentes momentos
históricos. Contudo, nem o MUSAL, nem o Museu da TAM, foram edifícios
construídos para a finalidade que possuem, mas sim tiveram seus projetos
originais transmutados para a legitimação dos objetos expostos. De 2010 a 2015,
estudam-se formas de abrigar inúmeros objetos aeronáuticos que contam a
história do Brasil e da Humanidade de maneira coerente, técnica e legítima.
Visto que o MUSAL se encontra no limite físico e o acervo do Museu da Varig
ainda não possui destino certo.
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